Como Fazer Tabela Nutricional Anvisa Grátis

Faça a sua Tabela Nutricional Grátis

Como saber se o produto precisa apresentar informação nutricional?

A rotulagem nutricional se aplica a todos os alimentos e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para oferta ao consumidor.

Os produtos que estão dispensados da rotulagem nutricional obrigatória são:
• As águas minerais e demais águas destinadas ao consumo humano;
• As bebidas alcoólicas;
• Os aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia;
• As especiarias, como pimenta do reino, cominho, noz moscada, canela e outros;
• Os vinagres;
• O sal (cloreto de sódio);
• Café, erva mate, chá e outras ervas sem adição de outros ingredientes;
• Os alimentos preparados e embalados em restaurantes e estabelecimentos comerciais, prontos para o consumo, como por exemplo, sanduíches embalados, sobremesas do tipo flan ou mousses ou saladas de frutas e outras semelhantes.
• Os produtos fracionados nos pontos de venda a varejo, comercializados como pré-medidos. Alimentos fatiados como queijos, presuntos, salames, mortadelas, entre outros.
• As frutas, vegetais e carnes in natura, refrigerados ou congelados;
• Produtos que possuem embalagens com menos de 100 cm2 (esta dispensa não se aplica aos alimentos para fins especiais ou que apresentem declarações de propriedades nutricionais).

Mas não é apenas a ANVISA que o produto deve se adequar, afinal hoje a concorrência transcende limites geográficos. O mercado consumidor cada dia mais exigente e como consequência pontos de vendas cada vez mais qualificados filtrando produtos que tenham um padrão mínimo de apresentação. É aí onde a Rotulagem Nutricional faz a diferença.

Faça a sua Tabela Nutricional Grátis no Rótulos Online. Conheça as inúmeras funcionalidades para profissionalizar a rotulagem de seus produtos. Acesse: www.rotulosonline.com.br

Como conhecer o tamanho da porção e a medida caseira correspondente?

Os tamanhos das porções estão indicados nas Tabelas de Referência de Porções de Alimentos e Bebidas Embalados. Os produtos foram agrupados dessa maneira considerando sua similaridade. Isto é, cada nível agrupa alimentos com características parecidas entre si.

O nível 1 agrupa os alimentos ricos em carboidratos, o 2 alimentos ricos em vitaminas e minerais, já o 3 alimentos ricos em proteínas, e por último o 4 alimentos com a densidade energética alta.

1) Considerou-se como base para uma alimentação diária 2000 kcal ou 8400 kJ. Além da determinação da energia, todos os alimentos foram classificados em níveis e grupos de alimentos, determinando-se o valor energético médio que contém cada grupo. Assim, o número de porções recomendadas é o VALOR ENERGÉTICO MÉDIO que corresponder para cada porção.
2) Para os alimentos de consumo ocasional como sorvetes, balas, pirulitos (GRUPO VII), não foi considerado o valor energético médio estabelecido para o grupo
3) Os produtos alimentícios que não estão dispostos nos 4 (quatro) níveis da tabela abaixo,estão incluídos no GRUPO VIII – molhos, temperos prontos, caldos, sopas e pratos preparados.

Através de uma Ficha Técnica bem feita, a sua visão de oportunidade fica mais clara. Conheça o Rótulos Online, uma ferramenta completa que facilita a sua estratégia de preços. Acesse: www.rotulosonline.com.br e cadastre-se.

Faça a sua Tabela Nutricional Grátis

Como ter acesso às tabelas para o cálculo das informações nutricionais?

Para fazer o cálculo das Informações Nutricionais você precisa consultar mais de uma fonte:
1) A Tabela de Valores de Referência para Porções de Alimentos e Bebidas Embalados para Fins de Rotulagem Nutricional. Você pode acessá-la no endereço:
http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2003/rdc/359_03rdc.pdf
2) Uma Tabela de Composição Química de Alimentos, um Banco de Dados de Alimentos ou o laudo de análise físico-química do seu produto.
Para ter acesso e consultar uma Tabela de Composição Química de Alimentos ou Banco de Dados de Alimentos, procure:
• Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – Nepa/Unicamp/ MS/MDS
(http://portalweb01.saude.gov.br/alimentacao/documentos/
tab_bras_de_comp_de_alim_tab1.pdf )
• U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. 1999. USDA Nutrient
Database for Standard Reference, Release 13. Nutrient Data Laboratory Home Page. http\: www.nal.usda.gov/fnic/foodcomp
• Tabela de Composição de Alimentos do ENDEF, IBGE.
• Tabela de Composição de Alimentos: Suporte para Decisão Nutricional, Sonia
Tucunduva Philippi, 2001.
• Demais tabelas ou bancos de dados disponíveis.
A fonte da tabela de composição ou do banco de dados de alimentos utilizada para o cálculo das informações nutricionais não precisa constar no rótulo do seu produto. Mas, tal informação pode ser solicitada pelo órgão de vigilância sanitária.

Faça a sua Tabela Nutricional Grátis no Rótulos Online. Conheça as inúmeras funcionalidades para profissionalizar a rotulagem de seus produtos. Acesse: www.rotulosonline.com.br

Cálculo das informações nutricionais passo a passo

Agora que sabemos onde encontrar as ferramentas básicas para o cálculo dos valores nutricionais: Tabela de Valores de Referência para Porções de Alimentos e Bebidas Embalados para Fins de Rotulagem Nutricional – RDC no. 359/03, tabela de composição química dos alimentos ou banco de dados ou laudo de análise físico-química do produto, vejam os passos que devem ser seguidos.

Vamos pegar como exemplo ingredientes para a produção de 10 (dez) bolos, de 425 gramas cada:
Produto: Bolo
Ingredientes:
1000 g de farinha de trigo;
800 g de açúcar refinado;
800 g de água;
500 g de ovos (10 unidades);
300 g de gordura vegetal hidrogenada;
200 g de coco ralado e
60 g de fermento em pó

PASSO 1
Identifique a Porção de Referência do alimento a partir da consulta na Tabela de Valores de Referência para Porções de Alimentos e Bebidas Embalados para Fins de Rotulagem Nutricional
ALIMENTO Porção (g) Medida caseira (g)
Bolo 60 g 1 fatia
O valor de referência (a porção) do bolo é de 60 g equivalente a uma fatia.

Faça a sua Tabela Nutricional Grátis

Fonte: Anvisa

Deixe uma resposta